-
Arquitetos: Tanghua Architect & Associates
- Área: 5808 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:ZC Studio, Chenxi Zheng
Descrição enviada pela equipe de projeto. Convidados pelo Grupo de Investimentos ManJingHua e também pelo Rocco Design, os arquitetos do Tanghua Architect & Associates projetaram um dos edifícios do Centro Internacional de Arte e Design (iADC) em Shenzhen. O edifício, projetado para ser despretensioso em sua existência, está localizado ao norte da Cidade das Artes, projetado por Rocco Yim, no lado leste do passeio central dos pedestres, e acomoda lojas, cafés e estúdios de arte.
O planejamento territorial ordenado e sistêmico da Cidade das Artes garante eficiência no transporte com um sinuoso caminho de pedestre, que é remanescente do trabalho de um artista chamado Chirico Giorgio, conectando as quadras. O projeto busca instigar o senso de mistério, e até de melancolia, existente nesse caminho onde a luz fraca da tarde adentra a rua quase vazia.
O volume se cria como caixas que flutuam em seu território, criando caminhos horizontais e verticais que se cruzam. No primeiro pavimento um arco vermelho se revela pelas sombras enquanto uma luz ao sul guia o caminho.
A arquitetura se inspirou em alguns trabalhos de Marcel Duchamp, os quais apresentam agrupamentos de peças, fragmentos abstratos, que juntos sugerem movimentos. Dessa inspiração surge uma escadaria cubista que é envolvida por placas perfuradas vermelhas, as quais, naturalmente, se tornam o foco visual para os visitantes, por conta de sua forma exótica que enquadra a paisagem.
Quatro linhas horizontais e duas verticais criam um pátio que ascende pelo volume do edifício. No primeiro pavimento há um átrio que conecta com o sistema de transporte da Cidade das Artes.